ÍNDIGENAS E QUILOMBOLAS
O Programa de Bolsa Permanência (PBP) criado no âmbito do Ministério da Educação têm por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos(as) estudantes (Quilombolas e Indígenas) de graduação presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, nas instituições federais de ensino superior.
Os candidatos para seleção de bolsa deverão se inscrever no site: http://sisbp.mec.gov.br/perfil/solicitar
Após cadastro realizado o estudante deverá aguardar análise de comissão e homologação de resultado conforme cronograma anunciado pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão, quando esta for contemplada com novas bolsas. Após homologação deferida, o valor é depositado diretamente pelo MEC para os estudantes beneficiários.
O cadastro do estudante deverá comprovar sua origem étnica com a inclusão da documentação descrita na Instrução Normativa Nº 01 - PROGESTI/ UFRPE, de 20 de março de 2024, antes de preencher a documentação o(a) estudante deve ler com atenção a Instrução Normativa.
-
DOCUMENTAÇÃO:
QUILOMBOLA
INDÍGENA
LINK DO SITE: http://sisbp.mec.gov.br/perfil/solicitar
Email para resolução de dúvidas: pbp.progest@ufrpe.br
- COMISSÃO INTERDISCIPLINAR
Cronograma da análise documental pela Comissão - clique aqui
Portaria designando a Comissão - clique aqui
Formulário de recurso (WORD) - clique aqui
Formulário de recurso (PDF) - clique aqui
-
NORMATIVAS:
Instrução Normativa Nº 01 - PROGESTI/ UFRPE, DE 20 DE MARÇO DE 2024 – antes de preencher a documentação o(a) deve ler com atenção a Instrução Normativa. - IN01/2024
Portaria MEC nº 1.999 de 10 de novembro de 2023 - Portaria 1999/23
Portaria MEC nº 042 de 20 de janeiro de 2022 - Portaria MEC 42/2022
Portarias MEC nº 389 de 9 de maio de 2013 - Portaria 389/2013